Quando o assunto é divulgar seu produto ou serviço, quanto mais gente melhor, né? Não necessariamente… na verdade, quem é seu público importa mais do que o quão abrangente ele é. Afinal, de que adianta tentar vender pizza para quem mora a duas cidades de distância da sua pizzaria? Ou tentar vender serviços relacionados a reformas domésticas para pré-adolescentes? É aí que entra a segmentação de público.
Mas o que é isso?
Segmentar o público é, basicamente, escolher que grupo de pessoas o marketing da sua empresa terá como alvo, sendo essas pessoas as mais prováveis de tornarem-se clientes. Não é uma decisão que deve ser tomada baseada em achismo, e sim em pesquisa, que pode ser feita de diferentes maneiras: você pode bater de porta em porta, pode tomar como base informações da internet (de fontes confiáveis, hein!), ou pode analisar cases de outras empresas do mesmo nicho que a sua. Ao final da pesquisa, seu público não deve ser mais distante e abstrato, você já deve saber características como:
- Gênero(s);
- Faixa etária;
- Localização, entre outras.
- Classe social;
- Qualidade (ou não) de vida;
- Comportamento no que diz respeito ao consumo;
- Quais os problemas e preocupações desse grupo, entre outras.
Sabendo com quem você está falando, você escolherá melhor o que e como falar, além de qual canal de comunicação seu público mais usa. Tendo em vista o público jovem e seu novo modo de consumir conteúdo, por exemplo, na Produtora, adicionamos os stories do Instagram a nosso serviço de gerenciamento de mídias sociais, assim, considerando o fato que 250 milhões de pessoas utilizam a ferramenta todos os dias. Anunciar preços não é mais suficiente; a marca tem de “se vender”, figurativamente, vender seus valores, construir um relacionamento de confiança com o cliente para, então, vender, literalmente.
Uma estratégia para a segmentação de público
Você já ouviu falar de buyer persona, ou o consumidor ideal? É um personagem que representa um grupo de pessoas para facilitar a comunicação da marca com o cliente. Seu público target pode até ter várias características em comum, mas, em todo caso, é formado de pessoas diferentes entre si. Então, em vez de tentar se comunicar com um público heterogêneo, por que não focar em uma única pessoa?
- O ideal é que, ao realizar a pesquisa de público-alvo, você tenha organizado os dados e chegado a algumas conclusões. Por exemplo, meu público é formado, em maioria, de meninas adolescentes fãs de bandas de rock.
- Selecione as características principais.
- Pergunte-se: se minha marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Crie um personagem que tenha as características principais selecionadas. Você pode até dar um nome a essa persona.
Pronto! Agora você sabe porque qualidade importa muito mais do que quantidade. Conte para a gente: você segmenta seu público? Como?
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